quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sobre a Pele


Objetos sobre a pele Objetos sobre a pele Objetos sobre a pele


SOBRE A PELE

O universo feminino é acionado para introduzir uma reflexão sobre a especificidade do corpo da mulher. Elieni Tenório compõe sua instalação Sobre a Pele elaborando peças que, em primeiríssima instância, parecem ter sido feitas para vestir, com aparência de corselets, tops, frentes-únicas, mas que no momento seguinte revelam-se inadequadas para o uso. Em tons cor de pele, com detalhes que indicam marcas, percursos para costuras e cortes, estes objetos surgem como territórios em que o corpo foi índice para uma desconstrução.
Dos princípios para a modelagem de roupas, Tenório torce, alarga, reconfigura sua percepção, insinuando fendas, volumes, aberturas que sugerem partes do corpo corriqueiramente associadas ao sexo e ao prazer. O trabalho transcende a indumentária para ocupar o papel de uma segunda pele em que o corpo se configura como lugar de mistério. Se este corpo é impreciso, o que interessa à artista é que ele pode ser acessado por meio das sugestões contidas nos bojos, nas fendas, volumes e reentrâncias.
A pintura de Elieni Tenório se põe como couro estendido. É uma panóplia do corpo (ou o corpo mesmo, representado). [panóplia = armadura]. A pintura é pele decorticada como molde da segunda pele [a roupa]. O corpo fragmentado costura uma totalidade que identifica hipóteses de vestígio do sujeito.
Paulo Herkenhoff
Curador
Belém - 2006

SOBRE A PELE


“Depois de cortar e modelar, a pintura de Elieni Tenório é a segunda pele. Essa roupa, mais que cobrir ou velar, revela sentidos do corpo. O molde, com suas linhas e pontilhados, ajusta imagem e desejo. A roupa seria uma espécie de arquitetura do ser.”

Paulo Herkenhoff
Curador
Belém - 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário