quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Além da fé: Nova Caminhada"


Além da Fé Nova Caminhada
Estandarte Estandarte

MEMORIAL DESCRITIVO


“ALÉM DA FÉ: NOVA CAMINHADA”


As Cruzadas foram movimentos de grande impacto na sociedade medieval, tanto na Europa quanto no Oriente Médio. Uma das razões da convocação dizia respeito à Igreja de Roma e seus interesses religiosos: outras atendiam aos interesses políticos dessa mesma Igreja; outras ainda eram de ordem econômica.
A leitura que faço das Novas Cruzadas, expressa nos meus trabalhos artísticos tendo como suporte estandartes (ver fotografias em anexo), parte da compreensão de movimentos que na atualidade simbolizam também a esperança de união da comunidade cristã.
Constato, infelizmente, que, no curso da História, lá onde se colocou na frente Deus ou a religião a violência e o ódio foram reforçados. Condeno completamente esse vocabulário de Bush na luta do bem contra o mal.
Se a nova evangelização ajudar nessa imensa tarefa de resgate de cinco séculos de sangue e lágrimas, terá cumprido apenas o seu dever e pago um pouco da incomensurável dívida contraída com as vítimas e da qual ainda muito resta a pagar. A paixão dos inocentes não terá sido em vão.
O estandarte simboliza a bandeira tanto religiosa quanto a dos exércitos de cada país e, contraditoriamente, uma caminhada pela paz que é também acompanhada muitas vezes por objetivos bélicos ditados por interesses econômicos. A cruz maltina é como se fosse um escudo para livrar os homens das violências provocadas pelos mesmos homens. A venda nos olhos simboliza o alheamento diante da injustiça estampada em todos os sentidos, a cegueira política e social e o descompromisso com uma nova sociedade mais justa e fraterna. Apesar de tudo, acredito em uma caminhada para a paz, em uma convergência dos homens para a fraternidade. Esta é a minha visão de mundo sobre as novas cruzadas, a qual tentei expressar na composição dos dois estandartes que pretendo mostrar na Bienal de Cerveira.

Belém-Pará-Brasil, março de 2007

Elieni Tenório
Artista Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário