quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Suburbano Coração"

O Encontro Atelier de costura As Classificadas
Pintura Pintura Pintura





“Suburbano Coração”

Elieni Tenório realiza sua primeira exposição individual na Galeria do Museu de Arte Brasil – Estados Unidos como premiação pelo 1º lugar obtido na 6ª Mostra “Primeiro Passos”, promovido por essa instituição no ano de 1997. Segundo a própria Elieni Tenório, a mostra é resultado de um processo de trabalho iniciado ainda nesse ano no Laboratório de Artes Plásticas, curso de extensão ministrado pelos professores Haroldo Baleixe, Jorge Eiró e Ronaldo Moraes Rêgo, na Universidade Federal do Pará.
No Laboratório, ainda em fase embrionária, sugerimos à artista que iniciasse uma busca de um argumento que demarcasse conceitualmente sua proposta pictórica, como forma de assinalar uma identidade expressiva da autora. O fomento à investigação das potencialidades de cada participante era um dos objetivos maiores do Laboratório e, nesse sentido, Elieni revelou-se uma instigante cronista visual do nosso vasto universo suburbano. Através de uma aguçada e, por vezes, mordaz observação do cotidiano da periferia metropolitana, a artista nos apresenta seus anjos e demônios do arrabalde em sua estética “bregkitsch”, sobre telas em acrílico onde o próprio tratamento plástico é, igual e coerentemente, precário, como as situações e ambientes temáticos de sua pintura.
Elieni, no início assinando Soares e hoje Tenório, mostra-se neste primeiro passo como um nome de sonoridade marcante dentre os novos artistas emergentes. Desse grupo, a artista distingue-se pela autenticidade de seu repertório de cronista com alma feminina- por isso o título da mostra emprestado do universo chicobuarqueano - como também por seu aplicado senso de observação das coisas mundanas, através da leitura atenciosa de quem procura, além de ver, também ouvir.

Jorge Eiró
Outubro, 1998.

3 comentários:

  1. Eu não sei nem te dizer qual eu gostei mais, estou facinada com todas as obras .
    beijos sua fã e aluna

    ResponderExcluir
  2. Adorei o passeio cultural, te garanto que vai se muito util e vai ficar guardado esse passeio pra sempre. beijos de sua fã e aluna.

    ResponderExcluir
  3. - Eliene, Gostei de Tudo que ví! Parabéns! Você é A R T I S T A com todas as letras em maiúculas! Excelente! Parabéns! TOM MIRANDA

    ResponderExcluir