quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sobre a Pele - Resultado Bolsa de Pesquisa (IAP)




Instalação de Parede e Piso (Objetos sobre a Pele)


Sobre a Pele

Elieni Tenório se encontra familiarizada com processos gráficos e tridimensionais, mas sua pesquisa é de outra natureza. A artista não discute a forma, detém-se no universo feminino. Com o projeto Sobre a Pele percorre o cotidiano da mulher, concentra-se no vestuário íntimo, no corselete que pode ocupar o corpo do manequim, tornar-se peça escultórica ou emigrar para o caderno de anotações, adquirindo um valor gráfico que transforma a anotação em livro do artista,
O processo investigativo é composto pela pesquisa dos vários suportes em que a obra se apresenta e pela diversidade de materiais utilizados: moldes, rendas, entretela, organzas, fechos e meia calça. Obsessiva, Elieni faz e refaz o trabalho inúmeras vezes, da mesma maneira que constrói e reconstrói os compartimentos da própria casa. Vida e obra se entrelaçam. Índices de intensa sexualidade percorrem o universo feminino, cobrem de sensualidade as configurações arredondadas de seios e quadris que impregnam o corselete. A mulher ausente da peça exposta, virtualmente, impõe-se à forma.

Mariza Mokarzel
Curadora
Belém - 2009

2 comentários:

  1. Nossa, Elieni, que bela surpresa ver teu blog! Assim posso acompanhar melhor teu trabalho, tuas idéias e matar as saudades de ti. Lindo o trabalho da Bolsa do IAP, não cheguei a ver. Não cheguei também a trazer nenhum trabalho teu apesar das nossas muitas promessas de trocas. De qualquer maneira, vou seguir teus posts e colocar teu link nos meus dois blogs. Quando puder visite o flavyamutran.wordpress.com (é mais sobre meu trabalho autoral, mas absolutamente desorganizado cronologicamente) e o outro do blogspot ( flavyamutran.blogspot.com )ainda não tem uma atualização séria, pois foi criado para outros fins que não o de postar assuntos sobre meu trabalho autoral. Com o tempo te explico. Saudades enormes. Superbeijo.

    ResponderExcluir
  2. Elieni, esse blog tem a função de nos maravilhar e reforçar a admiração que temos de voce, e de sua arte,um beijão minha grande amiga!

    ResponderExcluir