quinta-feira, 28 de maio de 2009

Senhora Tentação


Mapa feminino Sobre a pele Mapa feminino
Mista s/Tela Objeto Mista s/Tela


Senhora Tentação.


Quando se vê o trabalho de Elieni Tenório agrupado na individual denominada “Vestida de Obsessão”, não há como ficar impassível, posto que, o contato com o repertório plástico exuberante em cores, formas e suportes, apresentados nas muitas coletivas das quais ela participa no curto espaço de um ano, sugere a seqüência mental da variedade, algumas vezes próxima à “fabuloseria”. Exatamente, este é o freio que a força da palavra obsessão carrega nesta proposta, imprimindo uma carga de tensão que fere os olhos condicionados pelos velhos hábitos de ver o fazer do outro.
Para desnudar-se poeticamente, Elieni selecionou uma paleta de cores e tonalidades, as quais ela utiliza no seu vagar por entre os diferentes “médiuns”. Os trabalhos apresentam novos entendimentos acerca das suas motivações de mulher/ mãe/ amante/ artista, que somados aos modos e práticas de outros eus femininos subvertem a condição de “ofícios menores”. Uma contribuição importante nestes dias de grandes trajetórias e novíssimas profissões, entretanto, que reserva espaço para as pequenas vivências, histórias muitas vezes ocultadas pela sociedade do “glamour”.
Assim, para presentificar sua obsessão, Elieni revirou os armários e foi ao encontro de tudo que pudesse servir ao seu deleite/delírio, garimpando modos de ampliar o seu universo plástico e a capacidade de representação das práticas femininas. As linhas gráficas, que cobrem superfícies de telas e vestidos, mapeiam os suportes como segunda pele e sugerem diagramas de uma obsessão maior do que os vestígios impressos em cada obra, pois, submetidos à vontade imponente desta “serial artista” revelam a gana de ser e fazer-se arte.


Lídia Souza
Arte Educadora- Curadora.
Belém - 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário